domingo, 26 de maio de 2013

Demandas no Taquari

Sehab debate demandas do Jardim Taquari 
O setor Jardim Taquari, localizado em Palmas, é composto por nove quadras e atualmente abriga cerca de 10 mil pessoas. A Secretaria da Habitação (Sehab) está executando três novos programas habitacionais que irão beneficiar 1.121 famílias, aumentando a população local.
Em função desse crescimento e prevendo a deficiência no atendimento por parte dos equipamentos comunitários, a Sehab reuniu gestores de políticas públicas do Estado e município para debater sobre a demanda, na terça-feira, 13, no auditório da Secretaria.
Ao abrir a reunião o secretário da Habitação, Gláucio Barbosa, destacou que “o Taquari hoje é o foco dos nossos programas em Palmas, visto a ineficiência das áreas disponíveis. Mas temos de levar em consideração que os equipamentos públicos são poucos para atender a população que mora no setor. Não podemos construir mais casas no Taquari se lá não tiver atendimento para as famílias. Por isso, devemos trabalhar em conjunto”, afirma.
Projeto
O projeto Integração e Gestão Intersetorial das Políticas Públicas no Jardim Taquari foi uma iniciativa de quatro estagiárias da Sehab. Conforme o levantamento, os atendimentos relacionados à educação, saúde, segurança e lazer, não atendem a demanda da comunidade. Conforme o estudo, no Taquari há apenas um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) com 362 vagas e uma lista de espera com 200 nomes. A Unidade de Saúde da Família (USF) faz 12 agendamentos e 4 emergências diária, de segunda a quinta-feira, o que totaliza 64 atendimentos por semana com clínico geral.
“A implantação de um programa habitacional depende da dotação de infraestrutura no local. Dependendo do programa esta viabilidade social é condicionante. Por isso, gostaríamos que vocês tendo conhecimento das demandas nos apresentem iniciativas que possam ser implementadas até a entrega das novas unidades habitacionais”, explicou a superintendente de Programas Sociais, Jocelaine Dalanora.
Saúde
O coordenador das Equipes de Saúde da Família da Região Central de Palmas, Alex Martins, da Secretaria Municipal de Saúde, parabenizou a iniciativa da Sehab. “Acho fundamental essa discussão porque a população no Taquari tem crescido muito e a gente observa uma série de dificuldades no setor. Na saúde vejo dois problemas: deficiência de profissionais e de local físico. Já temos em andamento a proposta de uma nova unidade de saúde no setor que já está sendo pleiteada pelo município junto ao Ministério”, explicou o coordenador.
Educação
Segundo a diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Geordana Jácome, o Centro de Educação Infantil no Taquari está funcionando em meio período, para poder atender um número maior de alunos por meio de turmas diferentes nos períodos matutino e vespertino. “Há previsão do município de construir uma Escola Padrão no Taquari e outra no Lago Sul, que também poderá atender a população do Taquari devido à proximidade”, explicou a diretora.
De acordo com a técnica da Superintendência de Desenvolvimento da Secretaria Estadual da Educação, Ana Maria Paixão, as séries iniciais são de responsabilidade do município, mas pode haver parcerias para as séries finais. “Não tínhamos conhecimento desses dados. Estarei levando esse crescimento populacional ao setor de planejamento para podermos estudar uma forma de contribuir”, afirmou.
Lazer
Outro ponto levantado durante a reunião foi a necessidade de pontos de lazer, como praças e quadras poliesportivas para crianças e jovens, as quais serviriam como medida de combate às drogas através de atividades esportivas.
Programas habitacionais
A Sehab está executando três contratos no Jardim Taquari, com início de entrega para 2012, que irão beneficiar 1.121 famílias. Sendo um contrato do Programa Prioritário de Intervenção em Favelas (PPI) contemplando 255 famílias e dois do Pró-Moradia, um para 407 beneficiários e outro com 459.

Nenhum comentário:

Postar um comentário