sábado, 30 de janeiro de 2016

Prefeito Carlos Amastha confere os trabalhos realizados pela carreta odontológica

O Prefeito Carlos Amastha esteve
conferindo os resultados dos trabalhos da carreta odontológica.Colocando o dia a saúde dentária do Jardim Taquari.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Abertas as matrículas do Projeto Impacto Jovem


Jornal Taquari
Utilidade Pública:
Salvador Domingos, Presidente da Associação da Juventude do Taquari e do Projeto Impacto Jovem, Comunica aos moradores que estão abertas as matrículas do Projeto Impacto Jovem, para crianças e adolescentes com idades de 6 a 17 anos. Aulas totalmente gratuitas. O Projeto Impacto Jovem, fica localizado na Av. Principal, próximo a terceira rotatória, ao lado do Supermercado Lagos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

DPE-TO cobra agilidade nos procedimentos de regularização fundiária em Palmas

DPE-TO cobra agilidade nos procedimentos de regularização fundiária em Palmas

A DPE-TO - Defensoria Pública do Estado do Tocantins, mediante atuação do NAC – Núcleo de Ações Coletivas, requisitou informações ao Município de Palmas e a TerraPalmas – Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins sobre a conclusão dos procedimentos de regularização fundiária em áreas existentes na Capital.
Ao prefeito de Palmas, a DPE-TO requisitou informações sobre o atual estágio do Procedimento de Regularização Fundiária do Setor Taquari e de igual forma para a sua conclusão. O objetivo é instruir o Propac – Procedimento Preparatório de Ação Civil nº 219/2014, instaurado com o objetivo de patrocinar a defesa das famílias hipossuficientes que ocupam a área e anseiam pela regularização, diante da insegurança jurídica que vem sendo submetidas.
À TerraPalmas, o primeiro pedido foi também de informações sobre o atual estágio do Procedimento de Regularização Fundiária do Setor Taquari. Já o segundo pedido foi em relação à Quadra 606 Sul referente às HM 01, HM 06, HM 07 e HM 10, que se encontram pendente de regularização, aliado ao fato de que o Município de Palmas solicitou ao Estado do Tocantins a doação da referida área para promover a regularização, mas que por enquanto ainda não foi efetivado. As informações devem ser prestadas no prazo de 15 dias, a contar do protocolo, nos termos do art. 8º, da Lei Federal nº 7.347/85.
Texto: Alessandra Bacelar

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

A Lua, no Taquari, aparecendo anunciando a chegada de um Novo Ano !!!!!

A Lua, no Taquari, aparecendo anunciando a chegada de um Novo Ano !!!!!

FELIZ ANO NOVO

O Jornal Taquari deseja a todos os leitores:

Tiago Andrino, fala ao Jornal do Tocantins sobre a regularização do Taquari

Secretário Municipal de Integração Social e Defesa do Consumidor, Tiago Andrino, fala ao Jornal do Tocantins sobre a regularização do Taquari
JORNALDOTOCANTINS.COM.BR

http://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/estado/regulariza%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-desafio-para-a-gest%C3%A3o-de-palmas-1.1012258


COPA OURO TAQUARI

COPA OURO TAQUARI

Prefeito Carlos Amastha inaugura a Estação de Tratamento de Esgoto

0:00/4:39
· 
Investimento de R$ 240 milhões em saúde e qualidade de vida! Com a ETE do Taquari, o tratamento de esgoto da Capital atende mais de 100 mil pessoas. Palmas será a primeira capital do país com 100% de universalidade em rede de distribuição de água tratada e tratamento de esgoto.

Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada no Jardim Taquari

Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada no Jardim Taquari
Márcio Greick
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Taquari, inaugurada na manhã desta quinta-feira, 26, juntamente com as ETEs Santa Fé e Santa Bárbara, beneficiará cerca de 100 mil moradores da região Sul da Capital.
“Estamos pagando uma divida histórica com o povo de Taquari, pois estamos levando tratamento de esgoto a 1.300 moradias”, disse o prefeito Carlos Amastha, complementando “Palmas será a primeira capital do país com 100% de universalidade em rede de distribuição de água tratada e tratamento de esgoto.”
O investimento nas ETEs e redes coletoras de esgotam correspondem a R$ 240 milhões. Para o gerente regional da Odebrecht Ambiental | Saneatins, André Alexandre Coelho, a nova unidade representa um salto de qualidade e responsabilidade ambiental.
“As três estações de tratamento juntas têm capacidade de tratar 60 litros de esgoto por segundo, onde serão beneficiados mais de 100 mil moradores”, disse Coelho, ressaltando que a estação atende 99% de eficiência em tratamento de esgoto.
Redes coletoras
Também no Jardim Taquari, a Odebrecht Ambiental |Saneatins está finalizando a rede coletora de esgoto na quadra T-21. As quadras T-23 e T22 já receberam a rede coletora e também já foi implantado o coletor-tronco que levará todo efluente para o tratamento na ETE Taquari. A última quadra no setor a receber obras semelhantes será a T-20 com data para finalização dos trabalhos em janeiro de 2016.
São 290 quilômetros de redes coletoras que atenderão os bairros Taquari, Santa Bárbara, Bela Vista, Sol Nascente, Setor Sul, Santa Fé, Vale do Sol, Setor Canaã, Morada do Sol, Maria Rosa, Aureny IV, Irmã Dulce, Vila Piauí e Taquaralto.
A expansão faz parte do plano de investimentos da Odebrecht Ambiental | Saneatins para a ampliação e modernização dos serviços de distribuição de água tratada e coleta e tratamento de esgoto na Capital.

Famílias atendidas pelo Cras Taquari participam de confraternização

Famílias atendidas pelo Cras Taquari participam de confraternização
Redação Sedes
Cerca de 200 pessoas atendidas serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram do encerramento das atividades de 2015, no Cras Taquari. A festa de confraternização, promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, foi uma tarde especial, com muita animação, alegria e descontração.
Durante a abertura do evento as famílias receberam as bênçãos do Pe. Rosivaldo Almeida, da Igreja Imaculado Coração de Maria, do Jardim Taquari. Também não faltaram brinquedos: pula-pula e piscina de bolinha para a alegria da criançada. E dando continuidade ao evento toda animação ficou por conta do Nego Loiro dos Teclados.
A titular da pasta Eliane Campos destaca que atividades como essas, que celebram junto as famílias já fazem parte do calendário da Sedes e com a proximidade do Natal é trabalhado momentos de reflexão sobre o perdão, o amor, e uma vida espiritualizada, para o melhor convivência.
“O nosso objetivo é oferecer um espaço de lazer e possibilitar a essas pessoas melhor qualidade de vida, fortalecendo o convívio, os vínculos familiares e comunitários. Hoje contamos com a presença de idosos, os filhos dos idosos, seus netos, então é um momento único e muito bonito. O nosso ideal com esse tipo de festividade é poder promover um espaço de socialização, de interação entre os grupos. Esse momento envolve pessoas com idade bem distintas e é primordial esse tipo de convívio”, explica.
O aposentado José Pereira, 78 anos, destacou que começou a frequentar o Cras, por conta das mudanças que ocorreram com relação ao tratamento, atendimento e também pelas ações, voltadas para o público idoso. “Gostamos muito dos bailes que acontecem nos Cras, mas o que mais tem animado o grupo, são às visitas e passeios culturais aos parques, teatro e cinema. Hoje, acompanho minha filha e neto a muitos desses eventos e graças a esse olhar e atenção que recebemos nos Cras, sinto mais próximo de minha família”, comemora

Câmara entrega de Títulos de Cidadão Palmense


Câmara entrega de títulos de Cidadão Palmense
Em sessão solene a ser realizada na noite desta quinta-feira, 26, a Câmara Municipal de Palmas homenageará diversas personalidades com a entrega do Título de Cidadão Palmense. Serão entregues 33 títulos, atendendo a matérias apresentadas e aprovadas pelos atuais vereadores e por legislaturas anteriores. A sessão está prevista para ter início às 20h.
Políticos, empresários, religiosos e lideranças comunitárias estarão entre os agraciados com a honraria. Entre os nomes, destaca-se o líder o Professor Da Escolinha de Futebol Gutemberg Filho, que vai receber o Título de Cidadão Palmense,

Palmas recebe mais uma Estação de Tratamento de Esgoto no Taquari

Palmas recebe mais uma Estação de Tratamento de Esgoto no Taquari
Redação Secom
A ampliação do sistema de tratamento de esgoto de Palmas ganha nova etapa nesta quinta-feira, às 7h30, com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Taquari. A solenidade contará com a presença do prefeito Carlos Amastha, do gerente Regional da Odebrecht Ambiental | Saneatins, André Alexandre Coelho, de autoridades e comunidade local.
A unidade se une às ETE Santa Bárbara e Santa Fé, já em atividade, e amplia a capacidade de atendimento da Região Sul da Capital beneficiando diretamente mais de 100 mil moradores. As três estações de tratamento têm capacidade de tratar 60 litros de esgoto por segundo, devolvendo 100% do efluente tratado para o meio-ambiente.
No setor Jardim Taquari a Odebrecht Ambiental | Saneatins realiza ainda as obras para finalização da rede coletora de esgoto na Quadra T-21, com conclusão prevista para o fim deste mês. Já receberam rede as quadras T-23 e T-22 e já foi implantado o coletor-tronco que levará todo o efluente para tratamento na ETE Taquari. A última quadra no setor a receber obras semelhantes será a Quadra T-20 com data para finalização dos trabalhos em janeiro de 2016.
São 290 quilômetros de redes coletoras que atenderão os bairros Taquari, Santa Bárbara, Bela Vista, Sol Nascente, Setor Sul, Santa Fé, Vale do Sol, Setor Canaã, Morada do Sol, Maria Rosa, Aureny IV, Irmã Dulce, Vila Piauí e Taquaralto. A expansão faz plano de investimentos da Odebrecht Ambiental | Saneatins para a ampliação e modernização dos serviços de distribuição de água tratada e coleta e tratamento de esgoto na Capital.
Para o prefeito Carlos Amastha, a rápida expansão traz consigo um salto na qualidade de vida para os moradores da cidade. “A universalização do nosso saneamento básico é o ponto principal para garantir mais saúde e qualidade de vida para o palmense. Nossa prioridade máxima foi fazer tudo isso de forma rápida", explicou Amastha.
Eficiência e modernização
Para o Gerente Regional da Odebrecht Ambiental | Saneatins, André Alexandre Coelho, a entrega da estação de tratamento mostra a forte parceria com o poder público. “Juntamente com as redes coletoras a entrada da ETE Taquari em atividade traz uma nova etapa de modernidade para o trabalho de coleta e tratamento de esgoto em Palmas. A concessionária e a Prefeitura têm conseguido manter firme a parceria em prol do benefício à população.", afirma Coelho.
Para Coelho, a busca pelas metas de coleta e tratamento de esgoto são atingidas com qualidade e proteção ambiental. “Damos um grande passo para garantir cada vez mais o atendimento e a ampliação dos serviços na Região Sul mantendo todo o nosso compromisso. Todo o efluente é tratado e devolvido ao meio-ambiente de maneira segura”, comentou Coelho. (Com informações Ascom Odebrecht Ambiental | Saneatins)

Cras do Taquari promove curso de fabricação de produtos de limpeza

Cras do Taquari promove curso de fabricação de produtos de limpeza
Mais um importante curso para fabricação de material de limpeza está sendo colocado à disposição das famílias cadastradas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Cerca de 30 participantes do Cras Taquari, iniciaram a mais um curso na manhã desta sexta-feira, 20, para fabricação de sabão líquido, amaciante, detergente entre outros.
O curso ministrado pela instrutora Francisca Lima Barros, da Associação das Mulheres de Palmas, terá a duração de 40 horas/aulas e tem como principal objetivo dar aos participantes opção de melhorar sua renda familiar.
A secretária municipal do Desenvolvimento Social, Eliane Campos, destacou a importância de tais palestras informativas e vários cursos profissionalizantes que acontecem no Cras para toda comunidade. “Através destas ações, as famílias terão condições de ter um ganho a mais para ajudar nas despesas diárias, além de poder fabricar muitos produtos pra seu próprio uso. Estamos com vários projetos de inclusão produtiva para serem desenvolvidos e temos plena convicção de que estamos trabalhando muito e com responsabilidade em prol de uma sociedade mais justa”, enfatizou.
Regiane Ribeiro da Cruz, 33 anos, manicure, conta que mora no loteamento Fazendinha, onde vivem cerca de 400 famílias. “Onde moramos fica muito longe do comércio e só fiquei sabendo do curso por conta de um jornal local. O curso me trouxe nova expectativa, pois sei das dificuldades que as pessoas encontram para chegar até um mercado. Ainda hoje irei conversar com as famílias do loteamento e fabricar em grande quantidade materiais de limpeza e vender a preço mais acessível para toda comunidade”, destaca.

Desenvolve Palmas realiza palestra sobre Empreendedorismo Coletivo

Desenvolve Palmas realiza palestra sobre Empreendedorismo Coletivo para alunas do curso de corte e costura no Jardim Taquari
Na tarde de sexta, 7 de novembro, parte da equipe do Projeto Desenvolve Palmas fez uma rápida intervenção do bem no curso de corte e costura que está sendo realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do setor Jardim Taquari, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Na ocasião, foi feita uma apresentação para as alunas sobre o empreendedorismo coletivo, suas formas de organização e seus benefícios em relação a outras formas de trabalho. “Nós vimos no curso uma oportunidade de expor a economia solidária como uma estratégia para a geração de desenvolvimento, trabalho e renda, incentivando a turma a refletir sobre o assunto e, quem sabe, montar uma cooperativa ou associação“, contou Juliete Oliveira, coordenadora geral do projeto.
Dentre as vantagens de abrir um empreendimento em grupo apresentados por Claudia dos Santos, técnica social na área de incubação, destacam-se a possibilidade de ampliar e conquistar novos mercados, obter melhores preços de matérias-primas e mercadorias com a compra coletiva, a negociação conjunta de crédito e menores custos com produção, transporte, segurança e estoque. “Há também uma grande melhora na qualidade de vida de toda comunidade envolvida, uma vez que traz maior realização pessoal, estimula a cidadania, a sustentabilidade e a solidariedade, diminuindo gradualmente a miséria e a desigualdade social”, complementou a técnica em incubação.
Outro ponto, observado e frisado, é que nem tudo são flores. “É preciso que entendam também que, quando montamos um empreendimento coletivo, assumimos riscos, e tanto os lucros quanto os prejuízos são divididos por todos, o que não acontece na iniciativa privada, onde os prejuízos são absorvidos pelo dono da empresa. Por isso, é muito importante fazer uma boa pesquisa de mercado para entrar com mais segurança”, explicou Claudia, acrescentando que o Projeto Desenvolve Palmas oferece auxílio na construção do plano de negócio, além de assessoramento nas áreas jurídica e contábil, de vendas, marketing e comercialização.
“Também contamos com a parceria do Banco do Povo para crédito e da Vigilância Sanitária para alvarás, sendo que temos previstos ainda várias oficinas e cursos, tais como Planejamento e Gestão de Empreendimentos Solidários, Elaboração de Projetos de Viabilidade Econômica e Financeira para EES, Informática Básica, Vestuário e Moda, Direitos Humanos e Cidadania, entre outros”, finalizou.