BRT integrará as regiões Sul e Norte através de um sistema rápido e eficiente de Transporte Público Urbano
Os detalhes sobre os recursos conquistados para o sistema foram apresentados na tarde desta sexta, 14.Priscilla Lima
O projeto que vai transformar o sistema de mobilidade de Palmas e promover melhorias nos mais diversos segmentos do Município como saúde, educação, habitação, além de trazer desenvolvimento social e econômico para a Capital mais nova do País, foi apresentado na tarde desta sexta-feira, 14, para empresários, vereadores e sociedade em geral, no auditório da Defensoria Pública do Estado.
O Bus Rapid Transit (BRT) é um modelo inspirado em grandes exemplos de obras de transporte coletivo adaptado a realidade e capacidade de Palmas. “Associamos a melhor parte do projeto desenvolvido em Curitiba com os avanços que o sistema da Colômbia trouxe a população de Bogotá”, explicou Luis Masaru durante explanação do projeto de sua autoria.
A Prefeitura de Palmas se apoiou em fatores viáveis para elaboração do estudo. A disponibilidade de espaço, o baixo custo de indenizações, o apoio popular e a capacidade da cidade para captar investimentos estão entre elas.
O novo Transporte Público de Palmas nasce com objetivo de facilitar a mobilidade, contribuir com a organização dos espaços urbanos eliminando os vazios e ser um propulsor de desenvolvimento econômico. “Vale ressaltar que os caminhos onde o BRT passar vão promover maior concentração e fluxo de público e favorecer a instalação do comércio. A valorização dos imóveis também chega como consequência positiva do investimento”, detalha Amastha.
São R$ 466,1 milhões que serão investidos num eixo de 30 Km de extensão partindo da Região Norte, do Setor Santo Amaro, atravessando todo plano diretor e se dividindo em duas outras linhas, uma para Taquaralto e outra para Jardim Taquari. O canteiro central da Avenida Teothônio Segurado será a base da via. As pistas de tráfego de veículo serão mantidas. No canteiro central circulará os ônibus rápidos com energias limpas e ainda quase 17 Km de ciclovia, 8,5 km de calçadas, sete pontes e viadutos, sendo quatro exclusivos para tráfego de coletivo urbano.
Toda via será dividida em sete eixos de estações multimodais com trincheiras com passagens em desnível e outras duas em nível. Estes espaços serão equipados com rampas, calçadas, bicicletários, paisagismo, serviços públicos, painéis de sinalização com informações de tempo de espera, catracas envidraçadas e banheiros. Elas sempre estarão localizadas nos cruzamentos leste oeste.
Serão implantados ainda dois grandes terminais urbanos sendo que um deles substituirá a Estação Javaé em Taquaralto e ainda mais 28 estações de passagens. Este eixo será abastecido por rotas alimentadoras, ou seja, ônibus que percorrerão quadras e bairros aproximando os passageiros ao BRT sem a necessidade de pagar outra passagem.
Na altura da Ulbra o trajeto do BRT será desviado para esquerda por meio de um viaduto, passando pela futura Vila Olímpica, chegando na NS 10, onde uma ponte será construída sobre o braço do lago para dar acesso ao Setor Bertaville de onde a pista segue pelo Jardim Aureny III e Jardim Taquari.
Desta forma, o Sistema de Transporte Público de Palmas cumpre o papel de aproximar as regiões Sul e Norte de Palmas. “Este planejamento faz parte da proposta de integrar todos os setores da Capital, transformar a realidade a qual a cidade está inserida através de um transporte público eficiente”, finaliza Amastha.
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