sexta-feira, 31 de julho de 2015

UTILIDADE PUBLICA : AVISO


UTILIDADE PUBLICA : AVISO
A USF TAQUARI comunica que estará sendo realizado neste sábado dia 01 de agosto Prevenção do Câncer do Colo do Útero.
Mires Balbino
5 h · 
A manhã estaremos com a unidade de saúde aberto para mutirão de prevenção de colo de útero, nas mulheres da nossa área T20, 21 e 22 mulheres, nossa equipe 017, te espera. Obs: levar cartão sus.

Prefeitura de Palmas lança edital de licitação do BRT- Palmas Sul


Prefeitura de Palmas lança edital de licitação do BRT- Palmas Sul

28 de Julho de 2015 às 16:25min | Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Impup

Wédila Jácome

Valério Zelaya

O prefeito Carlos Amastha assinou na tarde desta terça-feira, 28, o Aviso de Licitação do BRT – Palmas Sul, finalizado e já publicado pela Comissão Especial para Licitação do BRT. O anúncio da publicação foi feito durante coletiva à imprensa realizada no gabinete do Prefeito, na sede da Diretoria de Meio Ambiente, contado com a na presença do ministro dos Esportes, George Hilton.

Em seu discurso o prefeito enfatizou que o projeto do BRT não é um sonho apenas desta gestão, mas começou com os idealizadores de Palmas, quando projetaram canteiros largos na Avenida Teotônio Segurado. “E essa gestão teve o prazer de tornar realidade um projeto sonhado há 26 anos. Em dois anos recebemos muitos não, mas não desistimos e pelo contrário dedicamos muito esforço para que hoje pudéssemos anunciar a licitação do BRT – Palmas Sul”, destacou o prefeito.

O ministro George Hilton, que veio a Palmas para conhecer às obras dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, fez questão de participar também da assinatura do Aviso de Licitação. “O prefeito não desistiu de buscar e mostrar para o Governo a necessidade de se investir em obras de Mobilidade Urbana. Isso é prova que com vontade política se pode desenvolver ações para resolver gargalos. Hoje Palmas será contemplada com uma obra que ficará para muitas gerações”. 

O representante do Governo Federal destacou ainda que hoje Palmas já está sendo projetada mundialmente. “Diariamente, nosso ministério é questionado por outros países que buscam informações sobre Palmas, que por causa dos jogos indígenas tem despertado interesse de outros países para conhecer esta cidade”, finalizou.

Assinaram o Aviso de Licitação, o prefeito Carlos Amastha, os secretários Municipais de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, de Finanças, Claúdio Schuller, o secretário executivo de Finanças e presidente da Comissão Especial de Licitação do BRT, João Marciano.

A licitação


A licitação será na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), e na forma eletrônica pelo site de licitações do Banco do Brasil, com abertura prevista para o dia 20 de outubro de 2015, às 09 horas. O valor estimado da contratação será sigiloso até a conclusão do procedimento licitatório, quando poderá ser divulgado, como permite a modalidade RDC.

O edital e seus anexos estarão disponíveis também no site da Prefeitura, www.palmas.to.gov.br, no banner “Portal da Transparência”, na opção “Processo Licitatório do BRT”, onde os interessados poderão ter acesso completo e irrestrito aos dados da licitação. Com transparência para os licitantes e para a comunidade de Palmas.

O regime de execução dos serviços será de contratação integrada, que envolve desde o desenvolvimento dos projetos básicos e executivos quanto à execução das obras e serviços, devendo a empresa vencedora entregar os objetos em perfeitas condições de uso e funcionamento. Neste regime, aditivos contratuais somente são permitidos no caso de fortuito ou força maior ou alteração de projetos por parte do Município.

O prazo previsto para a realização das obras e serviços, com a entrega dos objetos em pleno funcionamento é de 48 meses, a partir da contratação e expedição da ordem de serviços. A estimativa é de que em 60 dias, após a abertura do procedimento licitatório, o contrato já esteja assinado com a empresa vencedora do certame, ou seja, ainda em 2015.

Para o prefeito Carlos Amastha, “Palmas vive um momento histórico. O BRT é um grande passo para tornarmos nossa cidade na melhor do mundo. E com a licitação eletrônica, orçamento sigiloso e contratação integrada, estamos absorvendo o que de melhor o RDC nos oferece: a possibilidade de uma excelente contratação.”

Sobre a Obra

Para dar maior celeridade à sua implantação do BRT, o projeto foi desmembrado em duas partes: Palmas Centro e Palmas Sul, que consiste na implantação de uma sistemática de transporte com operação regulada por sistema de planejamento, gestão e controle operacional inteligente, circulando em faixa exclusiva e segregada, estações localizadas nos canteiros centrais das avenidas, com embarque em nível e pagamento antecipado nas estações.

As obras deste edital que foi aberto compreendem o corredor do BRT -  Palmas Sul, com 14,48 km de extensão, no trajeto da Avenida NS-15 (Avenida Parque), através do complexo esportivo da futura Vila Olímpica, sentido Avenida NS-10, até a ponte sobre o Ribeirão Taquarussu e, a partir daí, estendendo-se por toda a região Sul da cidade. O corredor contemplará os setores Bertaville, Jardim União Sul, Jardim Aureny III, Lago Sul, Jardim Janaína, Jardim Aeroporto, Jardim América I e II e Jardim Taquari, a outra extensão do corredor, também, contemplará o Jardim Aureny II e Taquaralto, partindo da Avenida G do Jardim Aureny III.

Para operação do sistema BRT está prevista a implantação de 18 Estações, um Terminal Urbano em Taquaralto e um Terminal Metropolitano, próximo à Rodoviária, além de duas pontes, um elevado, dois viadutos, mais de 53 mil m² de calçadas acessíveis e 7,69 km de ciclovias. O BRT será gerenciado pelo Sistema Inteligente de Transportes – SIT, que efetuará a gestão da frota, o controle dos semáforos e o controle e automação das estações, comandados através de um Centro de Controle Operacional – CCO.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

quinta-feira, 23 de julho de 2015

“TamoJunto” leva esporte, lazer e cultura para os jovens de Taquari

A primeira edição do projeto “Tamo Junto” acontece nesta sexta e sábado, 24 e 25, às 16h, na praça em frente à feira coberta do setor Jardim Taquari. A proposta é levar esporte, lazer e cultura aos jovens da comunidade.

Além de skate, bicicross e capoeira, o evento terá o campeonato de ‘golzinho’ e a disputa de bboys. As inscrições podem ser feitas no supermercado Serve Bem na T21; na JL cabeleireiro na T33 e no supermercado Norte Sul na T32.

O superintendente de Juventude, Nahylton Alen, destaca que é importante a ocupação de espaços públicos. “Com esporte e cultura podemos evitar que muitos jovens entrem pelo caminho das drogas”, explica.

 “Nosso objetivo é proporcionar aos jovens em vulnerabilidade social uma oportunidade de se confraternizar com os outros grupos, além de proporcionar lazer e entretenimento”, avalia o superintendente de Igualdade Racial, Nelio Lopes.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Alunos de escola do Jardim Taquari são beneficiados pelo Projeto Ideia Fixa

Redação Semed 

Alunos da Escola Municipal Lúcia Sales Pereira Ramos, localizada no Jardim Taquari, aproveitaram esta sexta-feira, 03, para participar de um momento de descontração no espaço escolar, mesmo estando em férias. A ação aconteceu em simultâneo ao Rally Baja Jalapão 500, por meio do Projeto Ideia Fixa, idealizado pela jornalista e ex-navegadora de rally, Tânia Mara Matias de Carvalho.
Crianças entre 6 e 8 anos receberam kits com livros infantis, atividades, produtos de higiene bucal e beleza, montados pela jornalista e pela equipe do rally, com produtos doados por diversos parceiros. Durante a realização da atividade, que perdurou por toda a manhã, os alunos interagiram com a equipe, respondendo perguntas e aprendendo sobre o projeto.
Como gestora do Ideia Fixa, Tânia Mara destaca a felicidade de ver o retorno que a ação dá para a comunidade, e que um kit de materiais, ainda que aparente ser uma coisa pequena, beneficia não só uma criança, mas toda a sua família.
Para Anadir Ferreira, gerente da Formação Permanente da Semed, que no ato esteve representando o secretário de Educação, Danilo Melo, o projeto é uma iniciativa muito interessante, por contribuir para o bem-estar e o conhecimento dos jovens contemplados pela ação.

O Projeto
Com treze anos de idade, o Ideia Fixa já passou por diferentes estados brasileiros, levando quase 200 toneladas de doações e mais de 150 mil livros. No Tocantins, o projeto esteve presente fazendo ações em cidades como Natividade, Gurupi, Filadélfia e Palmas, sendo este o estado mais beneficiado pelas ações desenvolvidas.